Cuidados
Como ajudar alguém com depressão
- Converse com a pessoa prestando total atenção às palavras, valorizando os sentimentos dela sem julgá-los.
- Não insinue que a pessoa é fraca por estar com depressão.
- Pesquise sobre a doença, entenda o que é o transtorno.
- Tenha paciência com o discurso do paciente, que é sempre bem pessimista.
- Não a questione tanto. Mostre que você está ali para os momentos difíceis.
- Não a force a situações que você supostamente acha que a deixarão mais animada. Isso pode alavancar outros sintomas, como ansiedade, maior tristeza e até pânico.
O que pessoas com depressão querem que você saiba
1. Nem sempre pessoas com depressão estão tristes
A tristeza é um dos principais sintomas da depressão, mas a doença não se resume a somente isso. Afinal, a depressão pode apresentar outras emoções, como ansiedade, medo e até mesmo euforia, em pessoas que sofrem de depressão bipolar.
2. Falar “você vai sair dessa” não ajuda
Por mais que você tente se mostrar empático, falar a uma pessoa com depressão que ela irá ou deve “sair dessa situação” pode agravar o caso. Isso porque o paciente pode se sentir fraco ou inútil, pois a frase dá um caráter simplista a um transtorno que é sério.
3. Entenda que nem sempre há motivo para a pessoa estar depressiva
O isolamento, a tristeza, a falta de interação social muitas vezes são consequências e não causas da depressão. Por isso, em diversas situações os pacientes não têm razões emocionais concretas que justifiquem o porquê de estar com quadro depressivo.
4. A pessoa depressiva pode se afastar justamente por gostar de você
Pessoas com depressão costumem se sentir muito incomodados ao verem amigos e familiares queridos sofrendo com a condição delas. Isso faz com que se afastem de quem amam a fim de protegê-las e não por falta de sentimentos.
5. Pequenas ações são complexas para quem tem depressão
Levantar da cama, comer, falar o que está sentindo, pegar o transporte até o trabalho… Essas atividades podem parecer muito simples e fáceis de serem realizadas; mas por vezes não para alguém com depressão. Ações consideradas pequenas para muitos podem ser verdadeiros desafios e tormentos para quem tem depressão.
O que não fazer
7 coisas que você nunca deve dizer a uma pessoa com depressão
1) “Por que você não faz algo para superar isso?”
Pessoas com depressão têm uma enorme redução de energia. Por mais que sua intenção seja de ajudar, estes dizeres podem fazer com que elas se sintam ainda mais para baixo, culpando-se como inúteis ou insuficientes.
Sugira algo que elas gostem de fazer, mostrando-se interessado. Mas não force a barra quando não quiserem realizar tal atividade.
2) “Pense positivo!”
A depressão faz com que seus pacientes distorçam a realidade, tendo uma visão de mundo mais pessimista. Por isso, falar que elas deveriam ser positivas ou felizes pode ser algo desanimador e desesperador para alguém que sofre da doença.
Isso pode reforçar sentimentos de desesperança, pois mudar essa visão não é algo que acontece do dia para a noite: requer tratamentos e é progressivo.
3) “Você não precisa de terapia ou antidepressivos!”
Indivíduos deprimidos tendem a achar que pessoas à sua volta os julgarão por procurar ajuda. Antidepressivos podem ser aliados ao combate da doença se acompanhados de orientação médica.
Ainda, há diferentes tipos de terapia: sempre haverá uma que se encaixará ao paciente. Incentive quem tem depressão a ter a mente aberta para auxílios profissionais dizendo que está tudo bem em procurar ajuda.
4) “Mas sua vida é melhor do que de muita gente!”
Comparações podem fazer com que o sentimento de autopunição em pessoas deprimidas aumente. Com estes dizeres, podem se punir pela imagem irreal de serem ingratas ou egoístas.
Lembre-se de que diversas celebridades (ricas e que conquistaram tudo o que desejavam) sofreram e sofrem depressão – algumas até mesmo chegaram ao suicídio.
6) “Se você está assim, a culpa é sua!”
Desde os primórdios da humanidade, a depressão tem sido ainda tratada por muita gente como ligada ao pecado, sendo uma consequência feita por deuses devido a infrações daquela pessoa. É como pensar que “se a pessoa está com depressão, é porque ela mereceu isso”.
Este tipo de julgamento é seríssimo, pois pode elevar ainda mais os sintomas da depressão e até mesmo levar o paciente ao suicídio. A depressão é uma doença mental grave, que pode acometer qualquer pessoa e precisa ser tratada de maneira empática.
5) “Pare de pensar besteiras!”
Há pessoas que se afastam de quem tem depressão por sentirem o “ambiente pesado” devido a pensamentos negativos. Contudo, não é algo que quem sofra da condição controle.
Por isso, mostrar raiva, gritar ou até mesmo lidar com a situação como se fosse mera frescura é extremamente prejudicial ao paciente. Seja solidário e não julgue uma pessoa deprimida.
7) “Amanhã você estará melhor!”
A depressão não é uma tristeza temporária e curável em tão curto prazo. Esta frase traz um sentimento de incapacidade aos pacientes, como se fossem fracassados por não superarem a doença da noite para o dia.
Em vez de criar esta falsa expectativa em quem tem depressão, incentive a pessoa a procurar uma abordagem médica adequada, como psicólogos e psiquiatras.
Your reaction