O estresse é uma parte inevitável no trabalho e na vida. No entanto, o efeito do estresse está longe de ser inevitável. Ou seja, o estresse pode ser bom ou ruim, tudo depende de como você reage a isso. Dessa forma, entra em cena a inteligência emocional (IE).
Segundo Daniel Goleman, o renomado psicólogo Americano, a inteligência emocional ajuda você a lidar melhor com a vida. Sendo assim, dividimos essa técnica em quatro pilares:
- Autoconsciência: te ajuda a perceber seus gatilhos e quando você está estressado;
- Autogestão: te torna capaz de se acalmar antes que você chegue em um nível incontrolável;
- Empatia: capacidade de entender o próximo;
- Habilidades sociais: ajudam na forma como você se expressa, incluindo saber como e quando ser sincero;
O que fazer com o estresse no trabalho?
No ambiente corporativo, todo profissional, vez ou outra, vai ficar estressado e sofrer do chamado estresse ocupacional. Isso pode acontecer com todo mundo, independente de cargo ou responsabilidade.
Sobre isso, o psicólogo especialista em bem-estar emocional no Zenklub Iury Florindo, comenta:
O estresse faz parte da rotina de trabalho, mas tem que se separar o estresse bom do estresse ruim. Ou seja, o bom é o estresse vivenciado por você diante de uma situação produtiva ou em uma circunstância de aprendizagem.
Conheça algumas pessoas importantes e grandes líderes, que dão dicas sobre como manter o equilíbrio entre saúde mental e a vida no trabalho:
Abílio Diniz
Um dos empresários mais relevantes do Brasil, Abílio Diniz aposta na organização como elemento fundamental para aproveitar o tempo. O empresário cita que a agenda e programação são muito importantes pra manter as coisas sob controle. Além disso, é fundamental que ter disciplina para se manter firme nas suas prioridades.
A consequência disso será uma redução brutal da carga de estresse. E, mais do que tudo isso, uma vida muito mais serena
Ainda assim, Abílio também é um grande adepto de terapia. Segundo ele a terapia o ajudou a preparar o caminho de sucesso que tem hoje, através do autoconhecimento.
Luiza Trajano
À frente do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano aponta sua resiliência e não procura ser a pessoa ou empresária perfeita. Ou seja, ela se mantém pé no chão e aceita que como qualquer outra pessoa tem erros e acertos.
Tim Cook
O CEO da Apple acredita no planejamento como uma das formas de evitar o estresse.
Se as segundas-feiras chegam e você se sente sufocado de tanto trabalho, tente se organizar no domingo para a semana começar melhor
Gerir o tempo de trabalho e não ficar refém da própria escala é uma maneira eficaz de lidar melhor com as tarefas.
Tratamento para o estresse
Não existe um remédio que elimine de vez o estresse ou que nos previna dele. No entanto, há abordagens terapêuticas como a psicoterapia. Além disso, podemos criar mudança de hábitos o ajudam a administrar os seus estressores.
Buscar ajuda é fundamental e não há problema nenhum nisso. O importante é cuidar da sua saúde e do seu bem-estar emocional.
Com a palavra a especialista
Não podemos esquecer que o estresse é um sintoma e, como todo sintoma emocional, é um alerta de que algo não vai bem. Sendo assim, se ouvir é a melhor maneira de saber que alguma coisa está fora do lugar.
Uma maneira de evitar doenças é cuidar do seu corpo e mente. Olhar para dentro e se ouvir são formas de conquistar o equilíbrio. Além disso, se for preciso busque ajuda, não há vergonha alguma nisso.
Dependendo do grau e da intensidade do estresse, mudança de hábitos e uma prática diária de autorreflexão podem ser suficientes para diminuí-lo. Mas quando sintomas físicos associados ou psicológicos começam a surgir, é o momento de procurar ajuda. Dessa maneira, um psicólogo pode avaliar os próximos passos, que variam caso a caso.









